Aria, IA do Opera, agora pode gerar imagens com base em descrição em texto – PASSAR LINK CURTOS

Aria, IA do Opera, agora pode gerar imagens com base em descrição em texto

A atualização inteligência artificial (IA) Aria agora resume conteúdo de sites no Android. A nova atualização também permite gerar imagens a partir de descrição em texto e ler em voz alta qualquer texto selecionado em páginas web.

O pacotão de novidades é distribuído para o Opera One Developer, versão de testes do navegador. Portanto, o público geral ainda terá que esperar mais algum tempo para experimentar as novidades.

Um dos destaques da atualização é a capacidade de gerar imagens a partir de descrições em texto. Agora, a Aria pode transformar solicitações e descrições em imagens únicas, aproveitando toda a inteligência e o treinamento do modelo Imagen2, do Google.

A Aria, assistente virtual com IA do Opera, agora pode gerar imagens a partir de descrições em texto.Fonte:  Opera/Reprodução 

Para gerar uma figura, o usuário deve abrir o chat com a Aria na barra lateral — ou acioná-la pelo comando Ctrl + “https://www.tecmundo.com.br/” (barra) ou Cmd + “https://www.tecmundo.com.br/” (barra) — e descrever a imagem que deseja gerar. Em poucos instantes, a IA retornará uma figura seguindo a descrição.

Também é possível pedir por outra imagem ao clicar no botão “Refazer”, disponível no canto da figura. A partir da descrição original, também é possível solicitar retoques específicos, aproveitando o resultado anterior e incrementando a imagem final.

Aria ajuda a conferir conteúdo em texto

Outra função interessante da Aria é a possibilidade de resumir textos da internet. O usuário pode pedir para que a assistente sintetize o conteúdo disponível em uma página da web.

A IA Aria finalmente pode resumir o conteúdo em texto de uma página web.A IA Aria finalmente pode resumir o conteúdo em texto de uma página web.Fonte:  Opera/Reprodução 

Além disso, pensando em acessibilidade, a IA também é capaz de ler o resumo em voz alta, facilitando a vida de usuários com alguma deficiência visual.

Felizmente, a Opera não costuma demorar para tirar ferramentas do circuito de testes para a versão definitiva. Sendo assim, vale ficar atento nas próximas atualizações do navegador e experimentar as novidades assim que estiverem disponíveis.

Deixe um comentário